domingo, 30 de janeiro de 2011

Thomas Browne

História da Medicina





Thomas Browne



Senhor Thomas Browne (Outubro 19, 1605Outubro 19, 1682) era Inglês autor dos trabalhos variados que divulgue sua aprendizagem larga em campos diversos including medicina, religião, ciência e esoteric.
As escritas de Browne indicam uma curiosidade profunda para o mundo natural, influenciado pela volta científica de Baconian inquérito. Um artesão literário consummate, trabalhos de Browne permeated pela referência freqüente a Classical e Biblical fontes e ao seus próprios personalidade altamente idiosyncratic. Seu estilo literário varia de acordo com o genre tendo por resultado um rico, incomun prosa esse varia das observações ásperas do caderno ao eloquence barroco o mais elevado.

 


Biografia

O filho de um comerciante de seda de Upton, Cheshire, foi carregado no parish de St Michael, Cheapside, em Londres outubro em 19, 1605. Seu pai morreu quando era ainda jovem e foi emitido à escola em Faculdade de Winchester. Em 1623 Browne foi a Universidade de Oxford. Graduou-se de Faculdade de Pembroke, Oxford em 1626 depois do qual estudou a medicina nas várias universidades continentais, incluindo Leiden, onde recebeu MD em 1633. Estabeleciu-se dentro Norwich em 1637 onde praticou a medicina e viveu até sua morte em 1682.
Seu primeiro furo well-known do trabalho o título Latin Religio Medici (A religião de um médico). Este trabalho foi circulado no manuscrito entre seus amigos, e causou a Browne alguns surpresa e embarrassment quando uma edição desautorizada se publicou dentro 1642, desde que o trabalho conteve um número de speculations religiosos que puderam ser considerados unorthodox. Um texto autorizado com alguma da matéria controversa removeu aparecido dentro 1643. O expurgation não terminou a controvérsia; em 1645, Alexander Ross atacado Religio Medici em his Medicus Medicatus (O doutor, medicado) e no fato o livro foi colocado em cima do índice Papal da leitura proibida para Catholics no mesmo ano. Em Religio Medici Browne tinha confirmado sua opinião na existência das bruxas. Sabe-se que em uma vida mais atrasada atendeu ao 1662 St. do enterro Experimentação da bruxa de Edmunds,[1] onde era influential no resultado da experimentação.[2]
Em 1646, Browne publicou Pseudodoxia Epidemica, ou, os inquéritos em muito muitos receberam Tenets, e presumiram geralmente verdades, cujo o título consulta ao prevalence da opinião falsa e “de erros vulgar.” Um trabalho sceptical que debunks um número de legendas que circulam naquele tempo em a paradoxical e maneira witty, indica Baconian lado do lado de Browne-the que era unafraid de o que foi chamado naquele tempo ainda “a aprendizagem nova.” O livro é significativo na história da ciência. Em 1658 Browne publicou junto dois discursos que se são relacionados intimately, os primeiros Hydriotaphia, enterro do Urn ou um discurso breve dos Urns de Sepulchral encontrou ultimamente em Norfolk, ocasionado pela descoberta de algum Idade de bronze os enterros em embarcações do earthenware encontraram dentro Norfolk. Este Browne inspirado a meditate em cima do funerary costumes do mundo e do fleetingness da fama e da reputação earthly.
Os Urn-Enterros “twin” o discurso são O jardim de Cyrus, ou, o Lozenge de Quincunciall, ou plantações da rede dos Ancients, considerado artificial, naturalmente, e Mystically, cujo o assunto é quincunx, o arranjo de cinco unidades gosta do cinco-ponto dentro dados, que Browne se usa demonstrar que os formulários Platonic existem durante todo a natureza.




Knighthood 1671 à morte

Em 1671 O rei Charles II, acompanhado pela corte real, visitou Norwich. O courtier John Evelyn, que tinha correspondido ocasionalmente com o Browne, fêz exame do uso bom da visita real convidar o doutor instruído da fama européia e escreveu de sua visita: Seus casa & jardim inteiros são um paradise e um armário dos rarieties & um aquele da mais melhor coleção, amongst Medails, de livros, plantas, coisas naturais.

Durante sua visita a Norwich, o rei Charles II visitou o repouso de Browne. Um banquet foi prendido no St. Civic de Salão Andrews para a visita real. Obrigou honrar um local notável, o nome do Mayor de Norwich foi proposto ao rei para o knighthood. O Mayor, entretanto, declinou a honra e propôs o nome de Browne preferivelmente.
O senhor Thomas Browne morreu sobre 19 outubro 1682, seu 77th aniversário. Seu skull transformou-se o assunto da disputa quando dentro 1840 seu caixão da ligação foi reaberto acidentalmente por trabalhadores. Não era re-interred até 4 julho 1922 quando foi registado no igreja de Saint Peter Mancroft como envelhecido 316 anos.



Trabalhos literários

 

Influência literária

O crítico literário Robert Sencourt avaliou succinctly Browne como “um exemplo da razão científica iluminado acima pelo mysticism no Igreja de Inglaterra".
Certamente, Browne paradoxical lugar na história das idéias, como um promoter do novo indutivo ciência, como um aderente de antigo esoteric aprender as well as o cristão devout contribui extremamente a sua ambigüidade na história das idéias. Adicione a esta a complexidade de seu labyrinthine pensado e de sua língua ornate, junto com seus muitos allusions ao Bible, Aprendizagem Classical e a uma variedade de autores esoteric. Estes fatores combinados esclarecem porque o remains de Browne pequeno-leu e muito-entendeu mal. Entretanto, a influência de seu estilo literário mede quatro séculos.
No décimo oitavo século, Doutor Johnson, que compartilhou do amor de Browne do Latinate, escreveu um sumário Vida em qual elogiou Browne como um fiel Cristão.
No décimo nono Browne do século a reputação revived pelo Romantics. Thomas De Quincey, Alfaiate Coleridge de Samuel, e Cordeiro de Charles (quem se considerou himself o rediscoverer de Browne) eram todos os admiradores. O novelist americano seminal Herman Melville, influenciado pesadamente por seu estilo, julgado o “um rachado archangel."
O autor inglês Virgínia Woolf escreveu de qualquer modo dele dentro 1923,
“Poucos povos amam as escritas do senhor Thomas Browne, mas aqueles que são o sal da terra.”
No vigésimo século aqueles que admiraram o homem inglês das letras incluem:
  • Scottish psicólogo R. D. Laing, que abre seu trabalho A política da experiência com uma citação por ele.
http://en.wikipedia.org/skins-1.5/common/images/button_image.png Lima encaixada
  • O autor americano Kushner Tony em 1987 escreveu um jogo em cima de Browne cujo o título é Hydriotaphia.
  • O médico canadense William Osler (1849-1919) “pai fundando da medicina moderna.” era bem-lêem o admirador de Browne.
  • Argentinian escritor Jorge Luis Borges alluded a Browne durante todo suas escritas literárias, de sua primeira publicação, Fervor de Buenos Aires (1923) até seus últimos anos. Tal era admiration de Borges de Browne como um stylist e um thinker literários em que tarde em sua vida (entrevista abril 25o 1980) indicasse dhimself que alluding a seu self-portrait “Tlön, Uqbar, Orbis Tertius" (1940):

Eu sou meramente uma palavra para Chesterton, para Kafka, e o senhor Thomas Browne-I ama-o. Eu traduzi-o no décimo séptimo século Espanhol e trabalhou muito bem. Nós fizemos exame de um capítulo fora de Urne Buriall e nós fizemos aquele em Quevedo O espanhol e foram muito bem.

  • Em sua história curta “O Omnibus celestial, “publicou em 1911, E. M. Forster faz a Browne o primeiro “excitador” que o protagonist novo encontra na linha omnibus mágica que transporta seus passageiros a um lugar da experiência direta do aesthetic sublime reserved para aqueles que internalize a experiência da poesia.
  • Em Norte para o repouso, Willie Morris cita o senhor Thomas Browne Enterro do Urn da memória como anda acima da avenida de parque com William Styron: “'E desde que a morte deve ser o Lucina da vida, e mesmo os Pagans poderiam duvidar, se assim viver era morrer; desde que nosso sol mais longo se ajusta em descensions direitos, e se faz mas em arcos do inverno, e conseqüentemente não pode ser longo antes que nós nos encontrarmos para baixo na escuridão e nos tivermos nossa luz nas cinzas… 'naquela imediata mim foi grampeado quase por um taxicab, e o excitador furou sua cabeça para fora e gritou, “os olhos começados Aincha nessa cabeça, bum do ya? ” “
  • William Styron prefaciou sua novela 1951 Encontre-se para baixo na escuridão com a mesma citação que notável acima nas observações sobre o memoir de Willie Morris. O título da novela de Styron próprio vem dessa citação.


Em América

Cada um de Senhor Thomas Browne mention significativo dos makes principais das escritas de América. Como um geographer afiado, o botânico e o zoologist Browne escreveram em América em his enciclopédia Pseudodoxia Epidemica. Empregou também o nome do apropriado-lugar de América como um símbolo do novo, do desconhecido e do exotic.
O estudo de Browne da natureza conduziu-lhe levantar dentro a pergunta Religio Medici (1643) o enigma zoological:
Como América abounded com as bestas da rapina, e os animais nocivos, contudo contido não nele que a criatura necessária, um cavalo, é muito estranha.
Em Pseudodoxia Epidemica as referências freqüentes a América podem ser encontradas. Certamente seu endereço de abertura intitulado Ao leitor descreve seus esforços determinar a verdade em compilar um encyclopædia:
mas os oft-tempos vaguear fain na América e untravelled partes da verdade.
Durante todo seu encyclopædia Browne inclui speculations e relatórios de América including o mention do gigante phalanges a aranha, speculation a respeito de porque o pele-pigmentation americano dos nativos difere dos nativos africanos, faz uma comparação geográfica das proporções do golfo de Califórnia ao mar vermelho e de notas sundry ordenadas em cima de sua vegetação. Anotou também que o alquimista-médico suíço Paracelsus América igualada como a representação da parte traseira de indicar do mundo:
… da geografia de Paracelsus, que de acordo com os pontos cardinais do mundo, divideth o corpo do homem; e conseqüentemente trabalhando em cima do ordure humano, e pela preparação longa que rendring o odiferous, denomina-o Zibeta Occidentalis, Civet ocidental; fazendo à cara o leste, mas aos posteriours a América ou a parte ocidental de seu Microcosm.
O epistle dedicatory do discurso O jardim de Cyrus (1658) faz humorously a luz do volume grande da informação impressa disponível em cima do botany de América assim:
(você) quem sabem que três fólios cheios são ainda demasiado pequenos, e de como mosca nova de Herballs América em cima de nós, dos inquiridores persevering.
As linhas conclindo do discurso contemplam drowsily o fato que o mundo consiste em tempo-zonas assim:
Os Huntsmen estão acima dentro América, e são já após seu primeiro sono dentro Persia.
Porque um homem médico Browne era appreciative de William Harvey descoberta da circulação do sangue (1628). Na correspondência recomendou
seja certo que você se faz yourself mestre da parte do Dr. Harvey De Circul. Cantou; que descoberta eu prefiro àquela de Columbo, (isto é. isso de América).
As linhas da abertura de seu discurso Hydriotaphia, enterro do Urn compara a “descoberta” de América àquela de um achado archaeological significativo.
Esse antiquity grande América configuração enterrada por mil anos; e uma parte grande da terra está ainda no Urn até nós.
Quando introduzido às profecias de Nostradamus sometime no 1670s Browne escreveu um pastiche dos versos do médico de Lyons. Seu intervalo variado, Uma profecia a respeito do estado futuro de diversas nações faz diversas “predições notáveis” baseadas na razão do futuro de América. No estilo quasi-oracular Browne desafia a sabedoria do Escravo-negocía.
Quando África já não venderá para fora seus pretos para ser escravos e drudges aos intervalos americanos.
Browne “predisse que” aquele sometime na América futura distante protegeria sua riqueza e seria uma terra que persegue a felicidade, empregando a frase elevado-original, Prazer americano.
Quando América cessará de emitir para fora seu tesouro mas de o empregar preferivelmente no prazer americano.
adicionando a nota explanatória:
Isso é quando América civilized mais melhor, novo policied e dividiu-se entre príncipes grandes, pode vir passar que já não sofrerão seu tesouro do ouro e da prata a ser emitidos para fora para manter o luxo de Europa e de outras peças: mas empregue-o rather a suas próprias vantagens, em façanhas e em empreendimentos grandes, estrutura magnífica, guerras, ou expedições do seus próprios.
Prognosticated também América para transformar-se o semelhante econômico de Europa:
Quando o mundo novo o velho os invadirá nem contará seus senhores mas seus companheiros no comércio.
adicionando a nota explanatória:
Isto é, quando América será povoado assim bom, civilized e dividido em reinos, são prováveis ter a consideração assim pequena de seus originais, a respeito de não reconhecem nenhum subjection até eles: podem também ter um comércio distinto entre se, ou mas o independentlt com os aqueles de Europa, e podem hostil e pyratically assaltá-los, mesmo como as colônias gregas e Roman após uma estadia longa tratada de seus países originais.
Estes exemplos dos relatórios em cima do botany, do zoology e da geografia de América são notáveis para seu earliness very na história americana para no dia de Browne (1605-82) Américas eram uma colônia fledging; em termos literários seu uso do lugar-nome apropriado de América como um símbolo deve também ser anotado; entretanto, mais importante, era dos relatórios do superabundance de recursos naturais de América, seu tamanho geográfico e a determinação de seus settlers fundando conduziu a um thinker europeu do décimo séptimo século perceber América como um continente exotic com potencial futuro grande.



Retratos do senhor Thomas Browne

Galeria nacional do retrato em Londres tem um retrato contemporary fino do senhor Thomas Browne e sua esposa Dorothy, senhora Browne (née Mileham). Uns retratos sculptural mais recentes incluem a estátua de Pegram do senhor Thomas que contempla com urn. Esta estátua ocupa a posição central no Haymarket ao lado do St. Peter Mancroft, não longe do local de sua casa. Foi erigido em 1905 e moveu-se de sua posição original em 1973. Em Robert Mileham figura 2005 ereta pequena na prata e no bronze comissão para o 400th anniversary do nascimento de Browne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário